quinta-feira, março 10, 2011

Planejando as mudanças na sua vida - parte 2

Em tese, esse blog não é para ser mais um blog caça-níquel sobre autoajuda - até porque uma rápida pesquisa no Google Insights mostra uma QUEDA das buscas pelos termos 'produtividade', 'desenvolvimento pessoal' e 'autoajuda' no Brasil. 'Life design', então, nem existe. Quer dizer: brasileiro, no geral, não está interessado em desenvolvimento pessoal - a menos que JOGOS e ORKUT sirvam pra isso, ra ra. Claro que, em algum momento, vou testar links para programas de afiliados e outras paradas para gerar renda passiva, mas podem ficar tranquilos que isso aqui é mais um experimento do que qualquer outra coisa. E, até agora, só não se se mostrou pouco eficaz porque, mantendo o mote da produtividade sempre presente, ando um tratorzinho no que se refere ao cumprimento de tarefas. UAU.

* * *

Continuando o post anterior, você precisa fazer uma lista das áreas a serem trabalhadas, certo? Porque, pra cada uma, você vai criar estratégias e táticas. O próprio MySuperChargedLife fez hoje uma dessas listas de áreas da sua vida que você pode (ou não) querer mudar, então acho que estou em sintonia com eles.

Áreas a serem trabalhadas

Bom, até aí você já entendeu o que tem que fazer pra melhorar uma ou outra área da sua vida. Ou tudo, se você for um fodido. Agora levante o que você pode fazer dentro dos seguintes tópicos:

  • Trabalho
    Está satisfeito? Não está satisfeito? Quer mudar de empresa? Quer continuar onde está, mas em outra área? ESSE é o momento de mudar ou melhor aguentar mais um pouco? Ficaria mais feliz fazendo outra coisa? Você faz o que gosta? Conhece bastante gente na sua área? O que você sabe fazer? O mercado precisa do que você sabe fazer? Etc etc etc.
     
  • Finanças
    Tem como poupar? Tem como pedir aumento? Mudar de emprego para um que pague mais é uma opção? Você é produtivo o suficiente para gerenciar seu tempo entre emprego e frilas ou trabalhos manuais? Por que você não vende coisas de que não precisa mais? Se você precisa da grana para uma certa finalidade não consumista (comprar um carro pode esperar, abrir a empresa ou investir em qualificação não pode), é possível pegar um empréstimo? Você tem condição de pagar as parcelas?
     
  • Relacionamento
    Tá bom? TEM CERTEZA (às vezes a gente acha que está lindo, mas o parceiro já deu vários sinais de que não está, hein?)? Sabia que não dá pra mudar as pessoas e ou você aceita o outro ou se fode aí? Tá sozinho? Tá gostando? Queria estar com alguém? Tá exigindo demais? Já se deu mal várias vezes pelo mesmo motivo? Que tal procurar uma terapia? Que tal se dedicar mais aos outros? Ou que tal se dedicar mais a você mesmo? É amor? Não é amor, é cilada, cilada, cilada? Vê aí se tem algo te fazendo mal e MUDA. Te juro que dói no começo, mas todo mundo sobrevive.
     
  • Criatividade
    Olha, pra mim esse é um ponto importantíssimo: pisciana, canhota e fortemente influenciada por pais artistas, eu preciso MESMO de arte e criatividade na minha vida. Agora, viver com a ilusão de é possível um trabalho criativo que te pague super bem não rola: isso é pra poucos e, mesmo assim, posso assegurar que não é exatamente divertido produzir textos quando você simplesmente não está com cabeça para isso. Você vai ser cobrado o tempo inteiro pela sua criatividade, que nem sempre estará em seu ponto máximo. Às vezes é mais jogo ter um trabalho convencional, caretésimo, mas que pague e/ou deixe tempo livre suficiente pra você investir em arte na sua vida, na sua casa, nos fins de semana. Aí é você quem decide.
     
  • Saúde
    Plano de saúde e previdência privada dependem do trabalho e das finanças. Ter tempo para atividades físicas é uma questão de produtividade mesmo - como você gerencia seu tempo? Pode tirar uma horinha pra se exercitar? Se não pode, que tal fazer mais coisas a pé ou almoçar mais longe? E a comida saudável? Já foi ver aquela dorzinha? Um probleminha micro agora pode ser um problemão amanhã, então não descuide.

Tem mais algum item aí? Família? Filhos? Educação? O que você lembrou e eu esqueci?

* * *

Estratégias, táticas, Cronograma de ação, Monitoramento e, é claro, crítica a essa metodologia, vão no próximo post. Pra não cansar, etc etc etc.

Saiba mais:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-b00ks para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...