sexta-feira, abril 20, 2012

Qual é a da Lei da Atração?

Você pode ver isso pela ótica do 'uau, que coincidência!' ou pode ver sob a ótica do 'puxa, não é incrível como quando a gente precisa de algo o universo coloca as pessoas certas no nosso caminho na hora certa?'. Eu ainda não sei muito bem, mas fato é que mandei e-mail para uma colega que não vejo há eras, mas com quem sempre mantive contato de alguma forma, desde que deixamos de trabalhar juntas, e começamos a trocar ideias. Sobre autoajuda. Por isso estou escrevendo aqui no Projeto.

Andrea me diz coisas que eu já sei, mas que não lembro nunca de usar no meu dia a dia. Que tem que acreditar. Que tem que verbalizar. Eu digo que, de acordo com meus princípios e crenças, não basta acreditar, mas tem que fazer por onde. Mas Andrea lembra: "Lia, se não está acontecendo é porque você não está acreditando de verdade". E, bem, se eu não estou acreditando de verdade, quer dizer que não estou fazendo por onde de verdade, certo?

Então voltei à leitura de 'Lei da Atração'. Já tinha falado aqui sobre o livro 'Peça e será atendido', escrito por Esther e Jerry Hicks... e Abraham, o guia espiritual do casal. Tá, você não acredita nisso? Ok, pode dizer então que o livro foi escrito por Esther e Jerry Hicks, e pronto.

A leitura de 'Lei da Atração' está me fazendo lembrar de seguir o projeto à risca. Porque, como vocês já viram, as coisas têm mesmo melhorado pro meu lado. Então o que me custa verbalizar e afirmar que "as coisas estão melhorando, estou no processo"? Eu sei que existem ainda algumas dificuldades a serem superadas, mas não custa nada pensar sempre no copo meio cheio ("tenho um emprego, recebo um salário, tenho capacidade para ampliar meus ganhos, tenho saúde" etc etc etc). Ou, como diz Andrea, "Se você pensar que vem, VEM".

(vale também para as coisas ruins. Ficar dizendo "não tenho dinheiro", "não vai rolar", "estou sozinho" só vai atrair mais do mesmo pra você)

O que estou entendendo dessa leitura é que importa MUITO como você se sente, sabe? Que a questão toda é trabalhar o pensamento da abundância, de energia, de positividade, os 'pensamentos de copo cheio'. Porque a partir daí (minha interpretação) você age de acordo, procurando situações e pessoas que estejam em sintonia com o que você quer - ou, de acordo com a interpretação da literatura de autoajuda clássica sobre o assunto, se é assim que você se sente, é isso o que você vai atrair.

quinta-feira, abril 12, 2012

Lições de vida de Oprah Winfrey

É fácil dar conselhos e lições de vida quando você já é bem sucedido. "Larguei meu emprego, abri uma barraquinha de tapioca e hoje sou mais feliz" é muito mais fácil quando você ganhou o suficiente na sua vida pra garantir seu imóvel e umas aplicações financeiras pra sobreviver a um eventual perrengue no negócio novo; "Persista e persiga seus sonhos" também é muito fácil quando você tem uma estrutura financeira e emocional já garantida pra isso. Tendo a não seguir esses conselhos de CEOs e gurus que vieram de uma posição mais ou menos confortável. Mas e quando você é preta, pobre, obesa, filha de uma mãe solteira que trabalhava como doméstica nos anos 50 e, ainda por cima, foi molestada na adolescência - e ainda assim virou uma das mulheres mais influentes dos Estados Unidos e empresária de sucesso?

Sério: sou fã de carteirinha da Oprah Winfrey.






Longe de mim dizer que qualquer um pode virar uma Oprah Winfrey, re re re. É necessário uma boa dose de perseverança, inteligência e carisma pra chegar onde ela chegou. Meu ponto é o seguinte: ELA saiu do ZERO pra onde ela quis. O que te impede (o que ME impede?) de sair de um ponto até confortável, pra onde você quiser, considerando que você nem precisa ir tão longe quanto ela foi?

Definitivamente, a gente é bom demais em dar desculpinha. "Não abri meu negócio porque estava sem grana", "porque não tinha tempo", "porque não tive oportunidade". Como você vê, oportunidade se constrói.

Mas chega de bla bla bla: vamos às lições de vida da ídola-mor desse blog. Até porque NELA eu acredito.

1 - Você é responsável pela sua vida. Eu já disse isso aqui. E ela (e também a autora do blog onde achei esse 'Lições de vida da Orpah Winfrey') vai além: não espere NADA de NINGUÉM. Você é a única pessoa que pode fazer as coisas acontecerem pra você. E ela fala isso não apenas com a chancela de quem FEZ sua vida, como a de quem entrevistou milhares de pessoas que FIZERAM suas vidas. E esse é o ponto: o único responsável é você.

É claro que, eventualmente, alguém pode te oferecer um emprego incrível, uma chance sensacional. Mas não necessariamente isso vai acontecer, então... vá você.

E o contrário também deve acontecer, sabe? A responsabilidade pelas coisas NÃO acontecerem na sua vida também é sua. Sabe aquele concurso em que você NÃO passou? Alguém passou porque estudou mais do que você. Sabe aquele emprego incrível que você NÃO tem? VOCÊ escolheu outra carreira, outra formação, escolheu investir seu tempo em outras experiências profissionais. Então ou você aceita e para de reclamar, ou você corre atrás do que quer.

E aí vem a próxima dica: 2 - Acredite em você mesmo. Clichê, né? Mas é um pouco por aí também: se você não acreditar, você não corre atrás. Se você não acreditar MESMO, DE VERDADE, DO FUNDO DO CORAÇÃO, você até tira uma onda de que acredita, mas se auto sabota na hora do 'vamos ver'. Ou age de forma insegura, tom de voz, postura, e acaba, de alguma forma, impedindo que você consiga o que você quer.

Ah, ok, você admitiu que não acredita em si mesmo. Aí é mais difícil. Em algum momento, posso falar aqui sobre isso, mas, resumindo, sabe aquele papo de que "você foi um espermatozóide de sucesso"? Pois é. Você está aqui por algum motivo, mesmo que seja pra fazer a máquina do mundo andar. E, se você está por aqui, você já tem um trunfo. Você *é* bem sucedido. Por que você não poderia ser bem sucedido em qualquer outra área que você queira?

Por último, a terceira dica de Oprah, que eu nem sei como traduzir literalmente: 3 - Honor your calling. Algo como 'honre sua vocação'. E, se você não sabe ainda, cedo ou tarde (pra muitos de nós, tarde) você vai descobrir. E supondo que sua vocação seja 'ajudar pessoas', você pode fazer isso de milhares de formas. A minha eu sei que passa por aí. E estou trabalhando para melhor servi-los. Quem sabe, ajudar as pessoas a descobrir que PODEM, seja lá o que elas quiserem.

quinta-feira, abril 05, 2012

Masterizando o controle financeiro

 Gostaria de participar aos leitores que essa é a primeira vez EM TODA A MINHA VIDA que planilho TUDO o que entrou e/ou saiu de $$$ por um mês exato. O resultado:

1) sei exatamente QUANTO tem na minha conta (acabei de tirar o saldo pra conferir e deu certo) - evita surpresas desagradáveis;
2) você SABE pra onde seu dinheiro está indo e no que você está gastando demais;
3) quando você tem MUITAS saídas e MUITAS entradas diferentes (por exemplo, pagamentos a receber de 8 pessoas diferentes), manter esse tipo de controle é fundamental, porque você PRECISA saber quanto estão te devendo, porque receber 'pingadinho' dá a impressão que é pouco, mas de 20 em 20 daqui a pouco você vê que tem 200 reais a receber, e também porque você recebe em DINHEIRO, e dinheiro na carteira é aquelas: é sempre bom rastrear pra onde vai.

A organização financeira é um passo e tanto pra uma pessoa que sempre foi desorganizada e, durante anos, vivia apertada de grana mesmo ganhando bem, ou pelo menos o suficiente pra guardar alguma coisa - mas que NUNCA guardou por total falta de disciplina.


* * *

Como eu consegui essa proeza?

Uma planilha do excel no google docs e DISCIPLINA. Exatamente isso.

Algumas contas virão BEM esquisitas esse mês. Os gastos estão aumentando e chegou aquela hora de passar HORAS nos atendimentos da Vivo e da Net pra saber como fazer para diminuir os valores. Mas as rendas alternativas estão surgindo e acredito que, em breve, elas superarão a do emprego fixo. Tomara! Estou fazendo por onde! Vai rolar!

Saiba mais:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-b00ks para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...