terça-feira, maio 24, 2011

O pensamento positivo funciona mesmo?

Não sou eu que estou questionando. É a Superinteressante. De qualquer forma, eles trazem uns dados que eu, que não havia lido a matéria, já sabia - ou pelo menos já acreditava antes de mergulhar fundo no Projeto AutoAjuda: que o pensamento positivo, sozinho, não faz milagre.

Bom, pelo menos até agora não FEZ milagre comigo. Inclusive, já desmotivei da reeducação alimentar e comecei a engordar tudo de novo, ha ha. Ha ha. Ha ha.  (ainda bem que não era muita coisa)

- Pense positivo, Garoto Enxaqueca!

De qualquer forma, autoajuda não é só motivação e pensamento positivo. Quer dizer, uma busca besta no google mostra que brasileiro, quando procura autoajuda, procura na verdade mensagens de autoajuda, que tem muito mais a ver com frases motivacionais do que com qualquer outra coisa - mas autoajuda é um conceito bem amplo e inclui desde espiritualidade até como ganhar dinheiro, como diminuir sua ansiedade, como mudar sua vida, como parar de procrastinar e todas aquelas coisas que a gente passa anos no analista pra resolver, porque a gente precisa entender o que faz a gente temer o sucesso, o que faz a gente fugir de relacionamentos saudáveis, ter medo de ficar sozinho, amarelar nas horas mais críticas e mais um monte de coisa que é cada um com seu cada um.

A autoajuda TRU te dá fórmulas, passos e dicas para que você vá lá e FAÇA o que tenha que ser feito, MUDE o que tem que ser mudado, sem precisar gastar os tubos na sessão de análise toda semana (sem desmerecer os psicólogos! Pelo contrário... eu estou é desmerecendo a autoajuda). Se funciona? BEM, é isso o que estou tentando descobrir. A análise (reichiana, pra quem se interessar) funcionou muito bem pra mim por uns três bons anos, e até acho que funcionaria bem agora. Mas resolvi tentar a autoajuda. Sabe como é que é, né? Vai que.

E o que o pensamento positivo tem a ver com isso? Bem, pensar positivo é apenas uma parte da autoajuda. E o que a matéria da Super diz é que pessoas mais positivas tendem a se cuidar melhor, que motivação (junto com trabalho, claro) traz resultados e que atitudes otimistas (mais do que o pensamento) tendem a ajudar no bem estar. E a minha tese, aqui, é que quando você ACREDITA mesmo naquilo, você ganha FOCO pra correr atrás do que você quer, o que inclui, por exemplo, parar de dar murro em ponta de faca e se cercar de pessoas certas para que o que você quer aconteça, ou tomar atitudes sensatas para que o que você quer aconteça. O pensamento vira motivação, que vira foco, que vira atitude orientada para um objetivo... e aí acho pouco provável que os tais milagres não aconteçam.

E você? O que acha disso tudo? É por aí mesmo? Ou será que milagres acontecem? Falaê.

Saiba mais:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-b00ks para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...