segunda-feira, março 14, 2011

Planejando as mudanças na sua vida - parte 3

No primeiro post sobre o Fantástico Método Lia Amancio de Planejamento de Vida, você aprendeu sobre cenários, diagnóstico do macroambiente e análise/matriz SWOT.

No segundo post, você fez um levantamento das áreas da sua vida que precisam ser trabalhadas, certo?

Agora você vai entender o que são estratégias e táticas. No mal, no mal, você pode nem aplicar esse planejamento todo na sua vida, mas agora já sabe fazer um planejamento de marketing, olha que legal!

Vamos então à parte 3: o lance das estratégias e das táticas funciona mais ou menos assim: 

Estratégia (para cada área) 
Táticas


No item 'Finanças', você percebeu que, se der conta das tarefas de casa em 3h em vez de 5h, sobram duas horas aí para bordar, fazer chocolates artesanais, gerenciar um brechó online ou o que quer que seja. A estratégia é 'Gerenciamento do tempo'. Tática é cada passo que você vai precisar fazer para gerenciar seu tempo: desligar telefone, negociar com o marido que ele lave a louça, sair do trabalho pontualmente (o que inclui ser produtivo no escritório também), acordar meia hora mais cedo, trocar a janta cozinhada por iogurtes e sanduíches simples e leves (ganha a saúde também).

Sacou? A estratégia é 'Vender coisas de que não preciso mais'. As táticas são: abrir conta no Mercado Livre, limpar os objetos, tirar um sábado de dia (com luz natural é melhor) pra fotografar os objetos, botar pra vender, checar e-mails todo dia por um tempo determinado, e por aí vai.

Cronograma de ação

Em quanto tempo você precisa daquela grana? Pra isso, qual é o deadline pra todas as roupas de marca que você não usa serem vendidas? Quanto tempo demora pra você terminar a faculdade? Em quanto tempo você quer se ver livre daquela vaca que não te deixa em paz e, de quebra, da mãe invasiva dela? Seu relógio biológico está apitando? Você planeja seus filhos pra quando?

Se você é MUITO ruim de organização, aí vale até o cronograma diário: acordar às 7h30, escovar os dentes às 7h35, café da manhã, e-mails... e pra te impedir de chegar e-mail no meio das tarefas importantes, vale tudo MESMO, inclusive softwares pra TRAVAR o computador, esconder o Gmail, controle de tarefas em que a janela não fecha enquanto você não terminar...

Monitoramento

De tempos em tempos, avalie se você está conseguindo atingir sua meta: coloque na agenda do google um alerta pra tirar o extrato da poupança daqui a dois meses e coisas assim. A dica é não esperar tempo suficiente pra esquecer do que você se propôs a fazer, mas não monitorar constantemente a ponto de você mesmo ignorar os alertas (o 43Things http://www.43things.com/ , por exemplo, não tem mais moral nenhuma comigo nesse sentido - mas ainda funciona bem para realizar sonhos, de qualquer forma).

* * *

E aí? Vai usar ou vai procrastinar o planejamento, que nem eu?

Se usar e der certo, me conta?

Saiba mais:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-b00ks para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...